Download A Dívida Pública Portuguesa (Portuguese Edition) by João Cravinho PDF

By João Cravinho

O Manifesto dos seventy four deu o mote: é imperioso reestruturar a dívida. Este livro vai mais longe e apresenta três propostas europeias de reestruturação.
Sejamos realistas: se nada for feito, a austeridade vai continuar por muitos anos; com a austeridade não haverá crescimento económico, e sem crescimento Portugal arrisca-se a não conseguir pagar o que deve. É mau para a zona euro mas pior ainda para os portugueses, que continuarão sufocados pelo garrote da dívida. A solução, argumenta João Cravinho, é dotar a União Europeia de mecanismos que permitam reestruturar a dívida pública criando a folga necessária ao crescimento. O Manifesto dos seventy four, que uniu personalidades portuguesas dos mais diversos quadrantes políticos, já tinha alertado para a imperiosa necessidade da reestruturação.João Cravinho, um dos mentores do documento, desmistifica as origens da crise da dívida (que são essencialmente bancárias); recorda exemplos históricos de reestruturação sem recurso à austeridade e analisa números e argumentos que sublinham a falta de credibilidade da estratégia oficial de redução da dívida. Há alternativas. Fiel ao espírito do manifesto reúne aqui três diferentes abordagens à reestruturação: a defendida por James ok. Galbraith, Stuart Holland e Yanis Varoufakis, o ensaio PADRE e a solução proposta pelo Conselho de Peritos Económicos da Alemanha. Há outras saídas, mas na essência não diferem muito das apresentadas neste livro. O que falta é a coragem política de escolher um caminho. Nesse sentido A Dívida Pública Portuguesa, antecipa a forçosa discussão sobre o tema que vai dominar a política portuguesa (e europeia) nos próximos anos.João Cravinho nasceu em Malange, Angola, em 1936. É engenheiro civil pelo Instituto more desirable Técnico, grasp of Arts (Economics) pela Universidade de Yale e frequentou durante dois anos o Programa de Doutoramento (D. Phill) em Economia da Universidade de Oxford, que abandonou após o 25 de Abril. Foi Director Geral do Planeamento da Indústria, com Rogério Martins, fundador e director do Grupo de Estudos Básicos de Economia commercial (GEBEI), consultor da OCDE, da UNESCO e da Comissão Europeia. Foi Fellow do Institute of Devolopment reviews (IDS) da Universidade de Sussex e professor convidado do ISEG, do ISCTE e da Faculdade de Economia de Coimbra. Pertenceu ao MES e à Intervenção Socialista (GIS) antes de se filiar em 1976 no Partido Socialista, de que foi dirigente até 2009. Foi deputado ,Vice-Presidente do Parlamento Europeu e membro da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários. Exerceu os cargos de Ministro da Indústria e Tecnologia do IV Governo Provisório e de Ministro do Equipamento Social, do Planeamento e da Admnistração do Território no I Governo de Guterres. Foi membro do Conselho de Estado. De 2007 a 2011, foi administrador do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), com sede em Londres.

Show description

Read Online or Download A Dívida Pública Portuguesa (Portuguese Edition) PDF

Similar business & economics in portuguese books

Análise financeira das demonstrações contábeis na prática (Portuguese Edition)

Essa é uma obra voltada para a prática da análise contábil não necessariamente um livro didático, mas um livro com didática, que permita ao estudante, ao iniciante na área, ou mesmo a profissionais recém promovidos a cargos que tenham como função(principal, acessória ou complementar) a análise das demonstrações como um todo, ou parcial.

Comportamento Organizacional: O Comportamento Humano no Trabalho (Portuguese Edition)

Responde às principais perguntas sobre comportamento organizacional, sendo indicado como livro-texto das disciplinas relacionadas com comportamento organizacional, desenvolvimento de competências e psicologia aplicada à administração em cursos de graduação e pós.

Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças (Portuguese Edition)

Este livro aborda a realidade da democracia e da formulac? o de politicas ao nivel neighborhood, com enfoque nos temas da transparencia, participac? o cidad? e financas das autarquias, bem como das suas func? es sociais e economicas. Atraves de uma vis? o plural da realidade autarquica, almeja-se que tanto os eleitos locais, agentes privilegiados da dinamica democratica, como os tecnicos administrativos municipais, que asseguram o funcionamento dos servicos da administrac?

Trilhando os caminhos da liderança: Reflexões sobre a liderança no nosso tempo (Portuguese Edition)

Embora a adoção de padrões de liderança baseados em símbolos ou em personagens seja ultrapassada a figura de Jesus Cristo ainda é a inspiração important neste livro. Mas sem idolatria, apenas referência. Não se trata de personagem icônico ou de modelo personalista, mas de um exercício de influência que venceu o poder sem guerra, criou seguidores e delegou lideranças, deixando um legado que, 2.

Additional info for A Dívida Pública Portuguesa (Portuguese Edition)

Sample text

Download PDF sample

Rated 4.73 of 5 – based on 3 votes